Onilé é um Orixá que representa a base de toda a vida, a Terra-Mãe, tanto na vida como na morte, Se caracteriza por ser o princípio e representação coletiva dos eleguns e Egunguns. É o primeiro a receber as oferendas e a ser evocado nos ritos dos sacrifícios. Quase todo terreiro possui o acentamento de Onilé, um deles pode ser observado no centro dos Barracões (candomblé), denominado como o "Fundamento da casa" ou simplesmente "O Axé da casa", onde todos sabiamente reverenciam este local. Também chamado pelo "Povo de santo" de Oluaye, Aiyê, Ilê e Sakpatá.
Em algumas tradições, Onilé "é uma divindade feminina", representa a Mãe Terra. (onde "ela" acolhe todos os nossos ancestrais), nos Egungun.
Conta-se que quando Olorum reuniu os orixás para dividir o poder sobre a criação entre eles, uma de suas filhas, Onilé, escondeu-se sob a terra. E acabou ganhando por este motivo poder e autoridade sobre ela. A primeira parte de todos os sacrifícios de (Ejé) sangue é sempre derramada sobre a terra, independente de para qual entidade ou divindade seja o sacrifício, este gesto é uma forma de lembrar e reconhecer o poder de Onilé. Tudo vem da terra e a ela retorna.
MOJUBÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário