quarta-feira, 9 de março de 2016

HOMEM PODE SER FEITO DE NANÃ?

 UMA PERGUNTA POLÊMICA
  

  Muito axé tem esse problema, "Respondeu Nanã e agora?"
  Simples, existem duas ocasiões onde homem pode ser feito de nanã, uma é sendo ele monógamo, a  outra é sendo ele estéril, é incrível que as pessoas do antigo axé não tenham passado isso de forma explicada para seus filhos, talvez por um simples fato....  
Como Nanã, RARAMENTE responde na cabeça de um homem, isso ficou esquecido e acabou caindo em desuso e assim foi esquecido.

 Comigo não foi diferente, em um jogo de uma pessoa do axé que é do sexo masculino respondeu Nanã para feitura, logo pensei, "E agora?".

Pesquisei, fui me aprofundando no assunto até descobrir uma Yalorixá, linda e maravilhosa que se dispor a me ajudar neste tema tão polêmico, e foi com apenas duas perguntinhas que ela me fez, que resolveu todo o problema.
 Eis a nossa conversa:

 Iya Débora de Oxum (Filha de mãe Nitinha): Filho, como minha mãe dizia, esse menino  tem uma bola só?

 Eu assustado com o que ela perguntou: Como é minha mãe?

Iya Débora:  Hora filho não se faz de besta, ele tem uma bola só? pode fazer filho?
  Dai nem precisa transcrever mais nada,  Essa linda e maravilhosa mãezinha que Deus levou me explicou se se faria ou não e como;
o fato é que muitos por ai ainda tem dúvidas como se Nanã come ejé etc.,já que o ejé "é vida", essa foi meu Babalorisá Jorge D´Olissá quem me falou, "




    Ejé não é vida, ejé é o que mantém a vida, um elemento que mantém outro, sem ele não há a vida mas dai a dizer que ele é a vida é muito"

 Para Nanã se copa sim, o problema é como;
 não se corta com obé de aço ou ferro de qualquer tipo devido a uma kizila com Ogum,
Pelo mesmo fato não se deixa cair uma gota sequer do ejé no chão puro por isso o roncó tem que estar todo forrado de esteiras cobertas com lençol branco para evitar a qualquer custo uma a quebra neste itan de Nanã (existe um itan que fala sobre esse assunto e sobre o problema dela com Ogum.

"Certa feita, numa reunião com todos os Imalés, falou-se muito sobre Obatalá, aquele que criou os homens, sobre Orunmyilá, o dono do destino dos seres humanos. Sobre Exu disseram que era um importante mensageiro, e sobre Ogun, que era o mais importante de todos, que era o dono do ferro e dos metais e que sem as ferramentas que ele fazia era impossível plantar, colher, construir ou fazer a guerra. Todos o reverenciaram, menos Nanan Buruku.
Ela se dispôs a provar que não precisava dos metais. Com as madeiras mais duras da floresta fez cavadeiras para semear e cavar; para caçar, fez flechas de caniço e osso; para cozinhar, panelas de barro; para guerrear, lanças e clavas, facas de bambu e escudos de couro de rinoceronte
É por isso que não se usam objetos de metal para matar os animais oferecidos a Nanan Buruku."

4 comentários:

  1. Ao que eu saiba, Manoel Victorino da Costa (Manoel Falefá / Manoel da Formiga), não era estéril, tinha fama de mulherengo, ao que eu saiba não tinha apenas "um ovo" e mesmo assim foi raspado para Nanã. Vindo inclusive a se tornar um Babalorixá histórico. E ai como ficamos ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A grande problemática em relação a Nanã, é que muitos poucos Babalorixás e Yalorixás conhecem realmente seus fundamentos. Até mesmo aqueles que se intitulam ser Babalawo, intimidam-se quando o assunto é Nanã.

    Sendo que, a grande complexidade em torno desta Divindade, está relacionada aos seus caminhos-desdobramentos-qualidades.

    ResponderExcluir